DESIGN - afinal, o que é esse tal de "dezáini"

Ninguém nasce sabendo nada que não seja instintivo. Sendo assim você não é obrigado a saber todos os termos "técnicos" utilizados por programadores visuais, publicitários, marketistas, etc. Partindo desta premissa resolvi reunir alguns deles para aumentar seu conhecimento e facilitar nossas futuras conversas (pois é inegável que utilizarei alguns com razoável frequência). Sendo assim, eis a lista:

A - B - C - D - E - F - G - H - I - L - M - N - P - S - T - U - W

Arquitetura da Informação - Priorização e estruturação das informações de uma peça gráfica ou virtual de modo a facilitar o leitor (ou visualizador) encontrar o que quer e atingir o seu objetivo.

Assinatura visual - no Brasil também conhecida como logomarca, a assinatura visual é o conjunto de elementos (normalmente constitui-se de um logotipo, um símbolo ou ambos) que, juntamente com a disposição de suas cores, identifica de forma única um produto, empresa, instituição ou serviço. A importância de uma assinatura visual que realmente espelhe seu representador é ainda muitas vezes ignorada no Brasil mas, lembrando daquele mote "A primeira impressão é a que fica", pergunte-se: "a assinatura visual que "eu" possuo transmite algum diferencial ou é apenas mais uma no mercado?".

Banner - Anúncio colocado em páginas da Internet. É apresentado em vários formatos e possui geralmente um link para a página do anunciante. Pode ser estático (sem movimento algum de seus elementos) ou animado (com movimentação de alguns ou todos os elementos utilizados em sua composição).

Blog - é uma página da web que funciona como um diário virtual. Sua atualização (chamada post) é comumente feita por meio de programas que permitem ao escritor inserir suas atualizações dispensando o conhecimento de HTML. Normalmente são organizadas cronologicamente de forma inversa, apresentando assim o post mais recente no topo da página. Pode ser chamado também de weblog ou blogue.

Branding - é um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa. É achar e comunicar algo que atraia os consumidores para a marca, ao invés de você ter que caçá-los de modos, algumas vezes, bem caros (citando Mônica Sabino).

Cartão virtual - Cartão estático ou animado enviado por e-mail com o sem a opção para impressão.

^ TOPO ^

Design - Em inglês, a palavra design pode ser usada tanto como um substantivo quanto como um verbo. O verbo refere-se a um processo de dar origem e então desenvolver um projeto de algo, que pode requerer muitas horas de trabalho intelectual, modelagem, ajustes interativos e mesmo processos de re-design. O substantivo se aplica tanto ao produto finalizado da ação (ou seja, o produto de design em si), ou o resultado de se seguir o plano de ação, assim como também ao projeto de uma forma geral. No Brasil utilizamos outros termos para designar design, tal como: programação visual, comunicação visual, etc.

Designer - profissional do design. Lê-se: "dezáiner".

DNS (Domain Name System) - Uma vez que os computadores que estão conectados à Internet possuem um número associado que o identifica na rede (o endereço IP) e reconhecendo que a memorização destes números não seria algo atraente aos usuários da internet, foi criado o conceito de nomes (domínios) para identificar determinado endereço eletrônico. No final das contas, o DNS é o sistema responsável por fazer esta tradução do domínio e seu endereço IP com a rede.

Domínio - é um nome que facilita a memorização e localização de informações na Internet. Registro.br (www.registro.br) é a entidade responsável pelo controle e atribuição de domínios e endereços IP no Brasil. O órgão é controlado pelo Comitê Gestor da Internet (www.cgi.br) no Brasil.

Download - transferência de dados de um computador remoto para um computador local.

E-mail marketing - E-mail de conteúdo publicitário, relevante para as pessoas que permitiram ou solicitaram de alguma forma seu recebimento. Tem por princípio buscar que seu leitor adquira o produto ou serviço anunciado.

^ TOPO ^

Folder - é o nome que é utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer, só que com dobras. Um sinônimo perfeito em Portugal é prospecto. O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária.

Fotolog - álbum de fotos com funcionamento bem parecido com o de um blog. Dependendo do sistema é possível postar uma ou mais fotos por dia, deixando-as categorizadas por meio de pastas e/ou data de postagem.

Gramatura - termo para designar a expessura do suporte onde algo será impresso. No dia-a-dia é comum os designers utilizarem este termo para identificar a expessura/peso de papéis.

Hotsite - Site de curta sobrevida com ênfase promocional.

HTML (Hypertext Markup Language) - Em português, Linguagem de Marcação de Hipertexto, refere-se a linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores.

Identidade visual - é o conjunto de elementos gráficos que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, idéia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo gráfico e conjunto de cores. Sua utilização visa padronizar a representação da assinatura visual, mantendo assim uma uniformidade (indiferentemente da peça em que seja ela aplicada).

Informativo Eletrônico - E-mail enviado periodicamente a certo público-alvo com o intuito básico de informar sobre assuntos do interesse do leitor. Normalmente possui uma identidade visual que permita fácil identificação de quem é o remetente.

^ TOPO ^

Lâmina - impresso sem dobras, geralmente de dimensões pequenas para permitir fácil distribuição e/ou armazenamento, podendo ser impresso em uma única face ou em ambas. Também é conhecida como folheto, panfleto ou flyer (lê-se flaier).

Logomarca (ler Assinatura visual)

Logotipo - parte da assinatura visual constituída de um ou mais caracteres que unidos permita ser lido e reconhecido.

Marketing - Dentre as diversas definições existentes a que mais gosto é a do publicitário americano Theodore Levitt que diz: "marketing é o processo de conquistar e manter clientes".

Manual de identidade visual - manual que contém as específicações técnicas da assinatura visual e de suas aplicações (por exemplo os itens da papelaria), além de recomendações de utilização da identidade visual desta assinatura (como deve e não não se deve utilizá-la).

Multimídia - é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação), segundo Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995.

Navegador ou Browser (lê-se brauzer) - é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais, também conhecidos como páginas HTML. Os navegadores mais conhecidos e utilizados atualmente no Brasil são o Internet Explorer (da Microsoft), o Firefox (da Mozilla), Chroma (do Google) e Safari (da Apple).

Newsletters (ver informativo eletrônico). Lê-se "nilsleter".

^ TOPO ^

Papelaria - no ramo da programação visual a papelaria é o conjunto de impressos oficiais que uma empresa utiliza em suas comunicações, sejam internas, formais entre empresas e instituições, ou em prospecção de clientes, utilizando a identidade visual descrita em seu manual. Alguns itens da papelaria podem ser: cartão de visitas, cartão institucional, envelope carta, envelope saco (para colocação de ofícios sem dobras), papel carta, papel continuação, formulários, blocos de anotações, pastas, folders, boletins informativos, etc.

Programação visual (ler Design)

Propaganda - é um modo específico de se apresentar uma informação, de se difundir alguma idéia a alguém.

Publicidade - é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

Servidor de hospedagem - Computador, ou tipo de software, que permite a outras estações usá-lo como fornecedor de dados ou ações usufruídos por estações e/ou programas-“clientes”.

SEO - Search engine optimization - Trata-se da otimização para mecanismos/sites de pesquisa, sendo ele o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (ou orgânicos) nos sites de busca (visualizado na coluna da esquerda do Google, por exemplo) gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

Símbolo - elemento da assinatura visual (neste caso) que geralmente incita ao observador a supor um sentido oculto (ou explícito) e procurar uma interpretação. Pode se dizer que é a parte não-escrita da assinatura visual.

Software e Hardware - A melhor definição que ouvi até hoje foi: "Software é aquilo que se xinga. Hardware é aquilo que se chuta". Software é o nome dado ao comportamento exibido por uma seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante. Hardware são os componentes físicos deste computador (monitor, teclado, mouse, etc).

Tipografia - é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente.

^ TOPO ^

Usabilidade - Segundo Steve Krug, usabilidade significa na verdade assegurar-se de que algo funcione bem: que uma pessoa com pouca habilidade e experiência comuns (ou até menos) possa usar algo - seja um website, um caça a jato ou uma porta giratória para seu propósito desejado sem ficar frustrada com isso.

Webmail - Interface via web que permite ao usuário ler e processar seus e-mails diretamente de uma página na internet. Ele tem todas as características de um programa de e-mail, possibilitando que você leia uma nova mensagem, envie e/ou encaminhe mensagens, envie e/ou veja anexos, podendo, inclusive, usar pastas para organizá-las.

Website - Um website, site ou sítio é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor.

W3C - O World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. Consiste em um consórcio internacional com quase 400 membros, agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web. Fonte: Wikipedia